- Desvendando a Sentença: Uma Análise Aprofundada dos Elementos Essenciais da Decisão Judicial no Código de Processo Civil - 7 de maio de 2023
- Honorários contra a Fazenda Pública: STJ admite apreciação equitativa, apesar da literalidade do CPC - 10 de maio de 2020
- A sessão de conciliação a distância nos Juizados Especiais - 1 de maio de 2020
Eu estava esses dias pensando na proximidade do carnaval e na suspensão ou não dos prazos processuais. Resolvi ir um tanto a fundo porque pensei que muitos podem ter a mesma dúvida.
Na verdade, o carnaval não é um feriado nacional como muitos pensam, pois não há lei federal que assim o defina.
Para a Justiça Federal, a Lei de organização judiciária considera como feriado a segunda e a terça-feira (Lei 5.010/66). Acredito que todos os estados também façam o mesmo com relação a segunda e terça-feira do carnaval.
Então o problema passa a ser somente em relação à quarta-feira em que alguns tribunais fecham (o que a equipara a feriado), outros abrem no horário normal e há ainda alguns que utilizam horário reduzido.
Se fecha, não há qualquer dúvida, é equiparado a feriado e, por isso, não se considera a contagem do prazo quando essa for de acordo com o Novo CPC (art. 216) ou não permite vencimento/início do prazo quando em dias corridos.
• – Se a quarta-feira de cinzas é o início ou vencimento do prazo: prorroga para o próximo dia útil.
• – Se a quarta-feira de cinzas está somente no “meio” do prazo, será considerado dia útil e contado na forma do Novo CPC.
PS: Todo conteúdo disponível é de caráter meramente opinativo e não substitui em hipótese alguma, a publicação do Diário Oficial e a análise do advogado do caso que deve ser criteriosa.